Normalmente não viajamos com as agências de viagens. Todos os roteiros são feitos por nós mesmos.

 

Somos bem cuidadosos ao fazer os roteiros. Estudamos e pesquisamos bastante antes das viagens.

Claro que surpresas e programas não agendados são sempre bem vindos, mas começar uma viagem em um continente com costumes, cultura e alimentos totalmente diferentes, requer um pouco de informação antes de experimentar. Assim minimiza possíveis acidentes de percurso, e pode-se aproveitar mais o tempo em loco, ou seja, não deixando para descobrir e buscar informações no momento em que você está viajando.

Houveram viagens que não foram tão proveitosas justamente por não ter tido a oportunidade de acesso a informações antes.

Hoje, com a internet, pode-se descobrir informações e experiências de outros turistas e viajantes em segundos. Web-sites, videos, blogs e facebooks são as ferramentas mais comuns.

Recentemente descobrimos um site que ajuda a mostrar os roteiros completes, desde o local de origem, até o destino final, lhe apresentando todas as possibilidades de transporte possíveis, como aéreo, terrestre e até aquáticos (www.rome2rio.com )

travel3

Outra dica é começar a montar o seu roteiro a partir de algum roteiro já existente … Eu normalmente faço isso com as receitas de cozinha … Sempre pego uma receita de culinária e dou um toque ao meu gusto ! As vezes dá certo, e vale a pena a tentativa.

Ao montar o seu roteiro, leve em consideração o tempo de “ajuste” do fuso-horário. Muitas vezes, é um fator que atrapalha e confunde o nosso corpo. E existem algumas dicas para tentar “antecipar” a sensação do fuso de sua viagem, de repente 1 semana antes de sua viagem, você comeca a acordar mais cedo, dependendo do fuso que irá aplicar. Portanto, ao chegar no seu primeiro local, não saia a mil, deixe seu corpo entender e descanse também, pois ira precisar de energia para os próximos dias.

travel2

Depois de ter escolhido as cidades e passeios, montamos no word, dia a dia as cidades que gostaríamos de conhecer. Com algumas fotos ilustrativas do que vamos encontrar naquele dia. Depois disso feito, é hora de fechar os aéreos e os hotéis (fazemos normalmente as reservas pelo www.booking.com, e priorizamos aquelas em que se podem cancelar sem custo. Caso haja alguma mudança pode-se reagendar as reservas.

Encontramos essa maneira fácil de visualizar a sua viagem. Claro que podem acontecer imprevistos, no Cambodia choveu um dia inteiro e aproveitamos para fazer um curso de culinaria que foi maravilho. Originalmente não estava em nosso roteiro, mas foi um dos programas mais legais que fizemos.

Claro que você não precisa seguir o roteiro 100%, você pode ir mudando ele no decorrer da viagem, mas essa é a melhor maneira de seguir por uma direção, e ir ajustando o que for necessário.

Tivemos uma experiência não tão agradável no Vietnam, onde ficariamos por volta de 9 dias no total … e no final, acabamos resolvendo mudra os aéreos, cancelamos alguns locais que visitaríamos e antecipamos nossa ida ao Cambodia. Foi ótimo, pois não esávamos tão felizes ali, e não esávamos sentindo tão `a vontade.