Torres del Paine : First Impressions

- preview de nossos primeiros dias no parque nacional -
Embarcamos em nossa aventura pelo Parque Torres del Paine com um bebê de 7 meses e com nossa casa rodante.
     Nós demos a sorte de explorar Torres del Paine com nossa casa, o que significou conforto (banho quente, cama confortável e nossa cozinha). Ficamos alguns  dias no parque para percorrer com calma  os principais atrativos. Viajando com um bebê aprendemos a desacelerar nosso ritmo.
 A viagem para Torres del Paine precisa ser muito bem planejada, com espaço para imprevistos e mudanças de planos, visto que o tempo pode mudar a qualquer hora.
    Considerado como uma das principais reservas da América do Sul, o Parque Nacional Torres del Paine é a atração mais importante da Patagônia Chilena.
Ele é conhecido por suas grandes montanhas, por icebergs de cor azul brilhante que se desprendem de geleiras e pelos pampas dourados (pradarias) que abrigam animais selvagens (pumas, guaiacos, condores, dentre outros).
Se for viajar com bebês ou crianças, sugerimos uma preparação extra com seus equipamentos. Uma mochile da treckking para bebês vai fazer toda a diferença. Em alguns momentos pensamos em usar o sling mas as caminhadas são longas e assim todos ficam mais confortáveis. Essas mochilas existem de diversas marcas. Procure uma com proteção para sol, chuva e vento. A instabilidade do clima requer preparos  e proteções para você não ficar desconfortável. A capa de chuva é uma ótima opção para proteger seu bebê do vento. Se ainda não sabe, lá é um lugar onde ventos podem ultrapassar os 100km facilmente, principalmente na temporada do turismo (verão). 
Se você decidiu fazer a viagem de trailer ou RV seguem algumas dicas:
1. Não é permitido estacionar e pernoitar em qualquer lugar do parque. Existem pontos específicos, onde é permitido. Esses locais contam com estrutura de banheiros (mas sem chuveiro nem chaves de água) e as vezes, um Coffee shop ou restaurante.
2. Na entrada do parque você vai receber um mapa com todos os pontos para estacionar seu trailer ou RV.
3. Dica muito importante: chegue abastecido de água, comida e tudo que você for precisar. Algumas coisas até vai encontrar mas os preço são bem altos dentro do parque.
4. E se a água terminar? Alguns hotéis serão amigáveis e sem custo, alguns irão ajudar nesse quesito
.5. Já sobre eletricidade, não existem pontos para se conectar em todo o parque. Nós usamos painéis solar e ficamos 100% offgrid.
6. Lixo é outro tema por lá, pois você vai precisar carregar seu lixo durante toda a sua viagem até seu retorno a Puerto Natales. Seja consciente e não desperdice comida. Leve vários sacos de lixo ou mesmo recipientes fechados. Em alguns lugares em Puerto Natales,  você vai encontrar  pontos da coleta seletiva.
7. Acho que a dica mais importante de todas é a escolha do lugar onde estacionar  e a posição do seu trailer. Torres del Paine tem o vento superior a 100Km/h ! Nós pudemos sentir a força da natureza quando estávamos no camping em Lago Pudeto.
Nosso Air Stream tem quase 4 toneladas e ele foi levantando pelo vendo de 140km/h  e empurrado por maios ou menos um metro ! Isso aconteceu no meio da noite, por volta da 1:30 da manhã, e sim não foi sonho, foi um pesadelo.
Passamos por uma situação de risco enquanto estivemos lá. Procure sempre saber para que direção o vento está indo. Um dia pode não ter vento mas no outro, derrubar um campeã ou um ônibus que estiver na direção errada.
Depois do ocorrido escutamos muitas histórias por lá. Precaução é essencial, e acho que fomos de certa forma negligentes ao não dar muita atenção aos avisos sobre os locais mais ventosos.
É melhor se precaver e estacionar em um local seguro, do que acabar com sua viagem.
Fazendo isso não vai correr risco algum. No estacionamento do Pudeto tivemos o pôr do sol mais lindo de todos. Benjamin ficava super feliz com suas saídas pela prainha a procura dos pássaros e patos  que moram  no lago em nossa frente.
Qualquer trilha que você se proponha a fazer, será rodeado de extrema beleza. Não importa até aonde você chegar,  o parque é sem duvida para todas as idades e gostos, e com distintos níveis de dificuldades.
Em abril de 1978, foi declarado oficialmente como Reserva da Biosfera pela UNESCO. Uma área especialmente designada para aliar a conservação ambiental ao desenvolvimento humano sustentável, ou seja, um espaço onde a relação do homem e o meio ambiente deve ser otimizada, preservando assim os recursos naturais dessa região.
Parque Nacional Torres del Paine está localizado na província de Última Esperanza, a cerca de 110 km de Puerto Natales e a 253 km de El Calafate, na Argentina.
O aeroporto chileno mais próximo fica na cidade de Punta Arenas – 417 km ao sul do Parque Nacional.
 
   Não tem quem olhe uma fotografia de  Torres del Paine e não fique perplexo com tamanha beleza.
As 3 torres de granito que deram origem ao nome do parque e os picos em formato de chifre chamados Cuernos del Paine são os pontos normalmente mais fotografados, em diferentes horas do dia, de diferentes pontos de vista.
Estamos falando de um dos lugares mais incríveis da América do Sul, e porque não afirmar, do mundo?!
COMO IR ?
Desde Punta Arenas são a aproximadamente 350km do Parque Torres del Paine.
Você vai ter algumas opções:
  1. Pegar dois ônibus, fazendo o trajeto Punta Arenas – Puerto Natales e Puerto Natales – Torres del Paine
  2. Ir de ônibus a Puerto Natales e lá alugar um carro para ir Torres,
  3. Ou alugar desde Punta Arenas
  4.  checar se eventualmente encontra algum vôo de chegada no aeroporto de Puerto Natales (conta com uma malha aérea bem mais restrita)
QUANDO IR ?
O Parque Nacional pode ser visitado o ano todo, mas a melhor época para visitar Torres del Paine é do final da primavera ao começo do outono, quando as temperaturas são mais agradáveis, ou seja, entre os meses de novembro a março.
ONDE FICAR ?
A região do Parque Nacional conta com diversos hotéis, lodges e campings. Vale informar-se e checar disponibilidades online.
Cada ponto do parque conta com alguma infra estrutura de hotel, restaurantes e banheiros, incluindo os pontos de Camping, como o Camping no Lago Pehoe.
Vou listar alguns dos hotéis que você pode pesquisar:
Rio Serrano
Patagonia Camp
Explora
Hotel Lago Grey
Ecocamp
Tierra Patagonia
Hotel Las Torres
Tiny Houses Torres del Paine
Goiien House
ONDE COMER ?
Nos diversos pontos do parque, existem Coffee shops e restaurantes nos hotéis.
Obviamente é bom se preparar com sanduíches pois não é todo local que pode-se encontrar serviços.

para mais informações  acessem

click aqui : Torresdelpaine.com