Embarcamos em nossa aventura pelo Parque Torres del Paine com um bebê de 7 meses e com nossa casa rodante.
Nós demos a sorte de explorar Torres del Paine com nossa casa, o que significou conforto (banho quente, cama confortável e nossa cozinha). Ficamos alguns dias no parque para percorrer com calma os principais atrativos. Viajando com um bebê aprendemos a desacelerar nosso ritmo.
A viagem para Torres del Paine precisa ser muito bem planejada, com espaço para imprevistos e mudanças de planos, visto que o tempo pode mudar a qualquer hora.
Considerado como uma das principais reservas da América do Sul, o Parque Nacional Torres del Paine é a atração mais importante da Patagônia Chilena.
Ele é conhecido por suas grandes montanhas, por icebergs de cor azul brilhante que se desprendem de geleiras e pelos pampas dourados (pradarias) que abrigam animais selvagens (pumas, guaiacos, condores, dentre outros).
Se for viajar com bebês ou crianças, sugerimos uma preparação extra com seus equipamentos. Uma mochile da treckking para bebês vai fazer toda a diferença. Em alguns momentos pensamos em usar o sling mas as caminhadas são longas e assim todos ficam mais confortáveis. Essas mochilas existem de diversas marcas. Procure uma com proteção para sol, chuva e vento. A instabilidade do clima requer preparos e proteções para você não ficar desconfortável. A capa de chuva é uma ótima opção para proteger seu bebê do vento. Se ainda não sabe, lá é um lugar onde ventos podem ultrapassar os 100km facilmente, principalmente na temporada do turismo (verão).

Se você decidiu fazer a viagem de trailer ou RV seguem algumas dicas:
1. Não é permitido estacionar e pernoitar em qualquer lugar do parque. Existem pontos específicos, onde é permitido. Esses locais contam com estrutura de banheiros (mas sem chuveiro nem chaves de água) e as vezes, um Coffee shop ou restaurante.
2. Na entrada do parque você vai receber um mapa com todos os pontos para estacionar seu trailer ou RV.
3. Dica muito importante: chegue abastecido de água, comida e tudo que você for precisar. Algumas coisas até vai encontrar mas os preço são bem altos dentro do parque.
4. E se a água terminar? Alguns hotéis serão amigáveis e sem custo, alguns irão ajudar nesse quesito
.5. Já sobre eletricidade, não existem pontos para se conectar em todo o parque. Nós usamos painéis solar e ficamos 100% offgrid.
6. Lixo é outro tema por lá, pois você vai precisar carregar seu lixo durante toda a sua viagem até seu retorno a Puerto Natales. Seja consciente e não desperdice comida. Leve vários sacos de lixo ou mesmo recipientes fechados. Em alguns lugares em Puerto Natales, você vai encontrar pontos da coleta seletiva.
7. Acho que a dica mais importante de todas é a escolha do lugar onde estacionar e a posição do seu trailer. Torres del Paine tem o vento superior a 100Km/h ! Nós pudemos sentir a força da natureza quando estávamos no camping em Lago Pudeto.
