– Kakku –

- and it's infinite stupas -
Kakku é considerado um dos espetaculares monumentos da Ásia.
Está localizado a  33 quilômetros de Taunggyi. Demoramos cerca de 3 horas de carro até chegar no local. Saímos da Inle Lake, e fomos com um motorista seguindo pelas curiosas estradas da região.
Quando chegar na cidade de Taunggyi você vai precisar passar pelo escritório de turismo com seu passaporte pagar uma taxa de mais ou menos 5 US$. Um guia treinado acompanha a visitação, contando histórias não apenas sobre as famosas stupas, mas tamém curiosidades sobre os locais por onde passávamos. O percurso de carro passou rápidinho, ainda mais com tantas lendas sobre dragões e seus ovos… entre outras de reis, etc.
Ao chegar no estacionamento de Kakku, a reação é de espanto, ao ver ali, mais de 2.000 stupas com origens que datam de muitos séculos. Um exemplo da arte e da arquitetura local, e também como um testamento à devoção religiosa de uma de muitas minorias étnicas de Myanmar.
Essas  2000 stupas estão em fileiras e cobrindo uma área talvez um quilômetro quadrado. A stupa principal é em torno de 40 metros  de altura. Você pode caminhar entre elas e percebe que  cada uma é uma obra-prima individual.
Dizem que a primeira stupa foi contruida no século 12 pelo rei de Bagan.
Nós fomos para Kakku no memso dia que iríamos para Yangon. Acordamos bem cedo,  pegamos o barco das 7:30 do hotel fomos até o cais onde nosso motorista nos acompanhou.
Depois de explorar e fotografar a curiosa obra prima, resolvemos almoçar no restaurante que existe para atender os turistas, que por sinal é simples mas delicioso. Mais uma vez, grande parte dos legumes e verduras eram plantados ali mesmo, tudo orgânico.
Partimos dali para o aeroporto de Heho e sem nenhum problema com horários pegamos tranquilos nosso vôo.