Jiuzhaigou, China

- incredible colours painted by Nature hands -
One of the most incredible national parks we've ever visit !

Jiuzhaigou

A China pode ser um lugar caótico, mas se você é daqueles que gosta de ficar longe do trânsito e da poluição como nós, ou se for um amante da natureza,  indicamos um dos lugares mais lindos do mundo, localizado no sul do país.
É o caso do Parque Nacional do Jiuzhaigou, localizado na província de Sichuan. O vale ocupa mais de 72.000 hectáres e considerado um dos maiores parques da China . O local é uma reserva ecológica que encanta a todos com seus lagos cristalinos, cachoeiras, montanhas e pequenas florestas. Todas com nomes diferentes: Lagoa do Panda, Cachoeira do Cardume de Pérolas e assim por diante, o que nos leva a querer caracteriza-lo como o Fairy Land na Terra.
A beleza natural do parque é tanta que desde 1992 a Unesco o declarou o local como Patrimônio da Humanidade.
Para chegar no Parque você pousa no aeroporto de Song Pan (JZH) sugerimos ler o texto sobre Huanglong e não perder essa parada.
São mais ou menos  1:40  de carro  sendo 95 Km para chegar na aréa dos hotéis. Uma mega estrutura que você vai se espantar ao chegar. Tudo decorado exageradamente com luzes coloridas, não importa o estabelecimento.
Nosso dia comecou após o café da manhã reforçado e fomos de taxi direto a entrada do parque. Chegamos minutos antes de abrir  a bilheteria.  Se recomenda ir 2 dias no parque porque ele é  muito grande e realmente você vai precisar de dois dias inteiros para aproveitar. Acorde cedo e aproveite seu dia.
Mais uma vez, demos sorte por ser inverno, o que torna o parque bem menos frequentado. Em períodos de alta visitação, pode-se perceber que tem muita gente por ali. Tudo muito organizado, com placas e ônibus internos, para um hop-in hop-off nos diversos pontos de parada do parque.
Entramos no parque e pegamos o primeiro ônibus disponível. Se puder, sente-se, pois o caminho é longo até a primeira parada.  Cada ônibus tem um motorista e uma guia, só que falam apenas em chinês. Enquanto o ônibus sobe tranquilo pelas lindas estradas bem pavimentadas do Parque Nacional de Jiuzhaigou, um vídeo, com algumas (poucas) legendas em inglês narra simultaneamente a história dos lugares por onde passamos.
Todos os turistas do ônibus falavam a mesma lingua: “UAU… AHHH…. WOW …”  Vales, montanhas, lagoas cristalinas de diferentes cores, cascatas e vilas Tibetanas ( são 9 no total e vale a parade e ir visitar uma delas e se  introduzir cultura local única).
Seguinte: para você fazer o tour pelo parque não precisa de guia é muito fácil passear e se localizar por ali.
O vale de Jiuzhaigou Y-shapted consiste por 3 vales longos: Vale de Shuzheng, vale de Rize e vale de Zezha.
Você vai viajar os 3 vales, um por um, pelos ônibus turísticos (precisa-se comprar os tickets do ônibus separadamente), apreciando os contos interessantes sobre as aldeias e lagos.
Com o primeiro ônibus você vai em direção a Primitive Forest e vai descendo a pé todo o percurso passando por Primitive Forest – Swan Lake –Arrow Bamboo Lake –Panda Lake – Colorful Lake – Golden Bell Lake – Pearl Shoal Fall Mirror Lake.
Os caminhos são entre as arvorés  e águas. As caminhadas parecem muito longas mas você não vai nem sentir. Não esqueca de levar um lanche ou algo gostoso pois nós não encontramos nada de bom para comer. A estrutura tem vários banheiros em cada lago.
Na parada Nuorilang Center você vai encontrar uma cafeteria e algumas lanchonetes. Não chegue muito tarde pois nós encontramos elas fechadas. Para os fumantes, esse é o único lugar permitido fumar.
Nossa sugestão para encerrar o dia, visto que nesse momento você já vai estar cansado. Pegue o ônibus em direcão a Long Lake para fazer a parte de cima lá você não vai precisar andar muito o tempo que vai passer no ônibus é um pouco maior vá apreciando a vista se possivel sente no lado esquerdo do ônibus.
Venha descendo até Lower Seasonal Lake e se você ainda estive com energia pare no Zechawazhai. Em nosso caso voltamos  para o hotel pois durante o inverno esse vilarego Tibetano está fechado.
No dia seguinte  você pode voltar até o vilarejo ou ir até a parada de Nuorilang Center, depois caminhar a Nuorilang Fall e ir descer até o vilarejo.
O acesso até esse parque não é dos mais fáceis, mas se fosse, provavelmente não estaria do jeito que encontramos. É realmente um dos parques mais lindos que já visitamos. Ficamos encantados pela beleza local e surpresos com a organização de modo geral do parque. Tudo muito bem cuidado, sinalizado e preparado para que você faça um passeio maravilhoso e leve de lembrança fotografias lindas.
 
Official Park Opening hours:
May 1 – November 15 – 7:00am to 7:00pm
November 16 – April 30 – 8:00am to 6:00pm
Peak Season – April 1 – November 15
Off peak – November 16 – March 31
National Park Daily Entrance ticket:
Adultos
Peak – 220 RMB
Off Peak – 80 RMB
60 ta 69 anos
Peak – 110 RMB
Off Peak – 40 RMB
Acima de 70 – Free
 
China can be a chaotic place, but if you are one of those who likes to stay away from traffic and pollution like us, or if you are a nature lover, we indicate one of the most beautiful places in the world, located in the south of the country.
This is the case of the Jiuzhaigou National Park, located in Sichuan Province. The valley occupies more than 72,000 hectares and is considered one of the largest parks in China. The place is an ecological reserve that enchants to all with its crystalline lakes, waterfalls, mountains and small forests. All with different names: Panda Pond, School of Pearls Waterfall and so on, which makes us want to characterize it as Fairy Land on Earth.
The natural beauty of the park is so great that since 1992 Unesco has declared it a World Heritage Site.