Trilha em Helvetestind 

- camping + aurora boreal ! -
Estávamos  com tudo pronto para iniciar nossa jornada, na noite anterior chegamos a Ballstad onde passamos a noite e conferimos nosso equipamento mais uma vez. Tínhamos quase tudo com a gente. Nossa barraca, sacos de dormir, fogareiro, canivetes e tudo aquilo que iríamos precisar para acampar. Só estava faltando a comida que compraríamos antes de chegar no píer.
Essa seria nossa primeira aventura, grávidos de 07 semanas, iríamos pegar um barco, descer em uma ilha, onde faríamos uma trilha e acamparíamos apenas nós 2, no meio do nada.
A viagem para Helvetestinden começa em Reine, onde você vai pega um barco para Vindstad (e praia Bunes). Saindo do barco em Vindstad, continue à direita ao sair do píer e siga a trilha pela vila em direção à parte de trás do fiorde. Ao se aproximar do final do fiorde e passar por um cemitério no lado esquerdo, você verá uma placa apontando para a praia de Bunes, uma trilha  sem marcações que leva à esquerda e sobe a colina. Pegue ela.
 
Uma viagem de ida e volta até a montanha levará os caminhantes em forma no intervalo de 4-5 horas. No nosso caso seria algo mais lento visto que eu Pati não poderia ficar ofegante durante todo o trajeto, por conta da gravidez.  Podemos dizer que a cada parada era muito lindo. sentávamos em alguma pedra e apreciávamos as vistas, cada vez mais impactantes. O paredão de granito chegava a desencorajar as vezes … mas nós sabíamos o que queríamos e não iriamos desistir tão cedo. Estávamos carregando bastante equipamento, sendo câmeras, drone, tripe, sacos de dormir, barraca, água, suprimentos, além do kit primeiro socorros. Levamos ainda um kit de roupas extras para garantir uma noite seca e confortável. Cada kilo ali, naquela subida, fazia pensar se tudo aquilo realmente era necessário. As paradas para recarregar nossas energias, era inevitável.
Deixando a vila para trás e subindo a colina em direção à praia de Bunes, a trilha chega rapidamente ao topo do pequeno desfiladeiro e começa a se nivelar. Comece a procurar por uma pequena trilha que leva para a direita, sobre as encostas gramadas e para o campo de rochas, você deve encontrar em breve uma trilha limpa e bem usada que o levará até a montanha.
Seguindo a trilha desgastada, mas sem marcação, você continua subindo e subindo pela lateral da montanha e pelas rochas. Os bastões foram super úteis tanto para subir como principalmente, para descer. Algumas pedras podem estar meio soltas, portanto tenha bastante atenção pois virar um pé ali não seria  algo fácil de lidar.
Depois de subir a primeira parte do paredão pare lá por um momento e aproveite a vista fantástica de Kjerkfjord, do outro lado. É lindo e inspirador. Aqui você vai encontrar várias partes planas para montar sua barraca caso queira. Nosso objetivo estava um pouco mais longe ainda.
A partir daqui, a trilha segue a crista para a esquerda e começa a subida final até o cume. Tenha cuidado !!!
Inicialmente larga, a cordilheira se estreitará à medida que você sobe a montanha e você chegará a uma série de seções rochosas estreitas para passar. Em seguida, a crista gradualmente se achata pouco antes da subida final até o cume. Foi ali que decidimos colocar nossa barraca, achamos o local perfeito.
Já estávamos com acampamento montado curtindo aquela paisagem surreal de filme, e pouco a pouco, o sol foi baixando e diminuindo sua intensidade. O branco dava lugar para o alaranjado. Foi um pôr do sol invejável. Um presente que não podíamos ter pedido melhor. Mas tudo foi apenas melhorando …
O alaranjado deu lugar para o azul profundo … que mais tarde, se entregou para um ballet jamais visto antes. Era a maravilhosa Aurora Boreal. Sim ! Tivemos ainda a sorte em presenciar, sobre nossas cabeças, um espetáculo jamais visto antes por nós. Ela se aproximava e desaparecia naquele horizonte infinito. Foi algo que realmente nos contagiou. Era um presente poder ver de tão perto e tão vivo algo que poucas pessoas no mundo um dia terão o prazer em ver.  Sem data nem local previsto ela chega de mansinho e foi assim com a gente. Apareceu !
Aquele momento vai ficar guardado pra sempre em nossas memórias.
Fomos dormir extremamente felizes. No dia seguinte acordamos com as nuvens abaixo de nosso acampamento. Preparamos nosso café da manhã desmontamos tudo e começamos a descer o cume em direção ao píer. Lembrem de levar toda a comida necessária e água também pois na montanha não tem onde se abastecer.
Existem 3 possibilidades gerais de acampamento para uma viagem noturna à Helvetestind.
 
  • Bunes beach: Esta opção faz mais sentido se você quer apenas um passeio de dia até a montanha. Instale o acampamento na praia primeiro e, depois, aproveite o tempo para subir a montanha.
  • Sela a 400m: Existem várias áreas planas para montar uma tenda aqui. Algo protegido do vento (dependendo da direção). Sem água.
  • Cume: Pouco espaço para uma tenda. Pode ser lamacento se choveu recentemente. Nenhuma proteção contra os elementos, então você estará exposto a toda a força de qualquer tempo que possa chegar. Sem água
Se você estiver indo para a montanha como uma viagem de um dia, lembre-se de observar a programação da balsa para que você não fique preso em Vindstad durante a noite sem estar preparado não exitem hotéis nem restaurantes na ilha.
Outra dica: os barcos não chegam a ilha todos os dias. Programe-se, tanto para chegar como para voltar.
COMO IR ?
De Oslo tem alguns voos, dependendo os dias da semana a gente fez escala em Thomso para seguir a Lekness  pela Scandinavian Airlines
www.flysas.com/en/us
QUANDO IR ?
O clima costeiro de Lofoten permite invernos não tão severos e verões relativamente amenos.
– Janeiro ou fevereiro são os meses mais frios com uma temperatura média de -1°C.
– Julho e agosto são os meses mais quentes com uma temperatura média de 12°C.
– Maio e junho são os meses mais secos, com um índice de precipitação médio de 40 mm de chuva.
– Outubro é o mês mais chuvoso.
Ventos fortes podem ocorrer no final do outono e durante o inverno.
ONDE FICAR ?
Ballstad
Os Solsiden Brygge Apartments estão a 12 km do Aeroporto de Leknes. Com apartamentos super equipados e um delicioso restaurante. Veja os dias que estão abertos e não perca a oportunidade
www.solsiden-brygge.no
Reine
Reine Rorbuer localizado junto ao Fiorde Reine e cercado pelas Montanhas Lofoten com uma linda vista, um charme com casas tradicionais de pescadores.
www.classicnorway.com/hotels/reine-rorbuer/
ONDE COMER ?
O restaurante Gammelbua é especializado em pratos de peixe e serve culinária típica norueguesa, sendo que todas as refeições são preparadas com produtos frescos locais. Não deixe de provar a sopa de peixe.
Como passávamos a maior parte do tempo “on the road” ou “on the tracks”, a gente acabava preparando um lanche com sanduíches, frutas, sucos e bastante água. E deixávamos para fazer nossas refeições por volta das 18:30 nos restaurantes dos hotéis em que nos hospedamos.
 Himmel og Havn
 
para mais informações  acessem
click aqui : LOFOTEN
 
ou para trilhas, não deixem de visitar o outro site
http://www.68north.com