– The other Islands –

 Faroe Islands

- driving around on this beauty islands -
Localizada entre a Escócia, a Noruega e a Islândia, as pequenas ilhas vulcânicas fazem parte do território dinamarquês. São 18 ilhas divididas em distâncias curtas. Stremoy é a maior e fica no centro do arquipélago. Sua capital, Tórshavn tem 15 mil habitantes

Kalsoy e o Farol Kallur

             Vivemos um dia maravilhoso em Kalsoy. Dirigimos por cerca de uma hora e meia até pegarmos a balsa de Klaksvik para essa ilha. Navegamos por 20 minutos e pagamos £ 20. A ilha, longa e estreita, é chamada de “flauta”, por causa dos quatro túneis que atravessam as montanhas e conectam o terminal de ferry em Syðradalur, no sul, com a aldeia de Trøllanes, na margem norte.
Muitos túneis foram escavados rusticamente e são muito estreitos, só passa um carro por vez. Para solucionar o problema, dentro deles há pontos de apoio para um motorista dar passagem para outro veículo.
A viagem de meio dia para o farol em Kallur, a ponta do norte de Kalsoy é altamente recomendável. Chegando nesse ponto, caminhe até o farol. Não esqueça de levar água e um lanche. A caminhada leva cerca de duas horas  para chegar até o farol. Ele  foi construído no topo de um penhasco muito alto, por onde teríamos que caminhar. Todo o esforço e cada gota de suor valeu a pena !
Ao chegar na beirada do despenhadeiro incrivelmente íngreme, percebe- se a grandeza da natureza e a nossa fragilidade perto dela. Não tivemos muita sorte com o sol, que infelizmente não nos acompanhou, mas as nuvens, quase sempre presentes, davam mais força às nossas fotografias.

Saksun

Com pequenas casas pretas e um lago à beira do oceano. A combinação de penhascos, cachoeiras e edifícios tradicionais faz dessa aldeia um ponto pitoresco. A pequena igreja branca, que fica num vale no meio de montanhas, é linda, mas o cenário ao seu entorno é melhor ainda!
Pode-se caminhar na parte de cima onde esta localizado o vilarejo, visitar o Museu, a Igreja e apreciar a vista e seu entorno de montanhas e cachoeiras.
Antes de chegar no vilarejo, ainda na estrada principal, existe uma bifurcação. Se entrar a direita, você irá ter acesso na parte superior do vilarejo. Se acessar pela esquerda, estacione seu carro e caminhe ao longo de um estranho rio arenoso, vá até a praia, margeie os enormes penhascos. As cachoeiras ao fundo fazem a cena parecer uma tela de pintura. Pena que algumas propriedades são cercadas e privadas, o que gera um certo desconforto entre turistas e moradores, que ainda não se acostumaram com o volume de visitantes que cresce a cada ano.

Vestmanna e outros pontos das ilhas

O passeio mais legal das Ilhas Faroé é alugar um carro e se perder pelas estradas e inúmeros túneis que podem te levar a locais inimagináveis. Estradas cheias de curvas, bordeando penhascos e cachoeiras, tornam o visual único e especial. Paramos em diversos locais para fotografar e fazer pequenas caminhadas.
Cruzamos por ovelhas, patos, cabanas de pedras, lagoas e vilarejos, cada um com sua particularidade e beleza.
Dicas Importantes
Não é necessário visto. As Ilhas Faroe não pertencem à União Europeia. O dinheiro é chamado de coroa faroesa e o valor é o mesmo da coroa dinamarquesa. 1 dólar vale 6,5 coroas faroesas.  O cartão de crédito é bem aceito. Há devolução de 25% de VAT no aeroporto para compras acima de 300 coroas.
Não deixe de comprar o suéter de lã de ovelhas nativas: é leve, isolante e repelente à água.
Nosso drone sofreu demais para voar, por conta dos fortes ventos, mas mesmo assim conseguimos fazer os registros. A Ilha solicita autorização prévia para os vôos e controla as áreas com permissão de acesso.
COMO IR ?
De São Paulo para Copenhague depois compramos as passagens pelo site da Atlantic Airways
www.atlantic.fo/en
QUANDO IR ?
O clima é oceânico, e o tempo muda rapidamente. Chove muito, mas há belas clareiras durante o dia. No verão, as temperaturas também são baixas, por volta de 12 °C, enquanto no inverno chegam a -2°C. A melhor época para visitar o arquipélago é entre junho e setembro.
ONDE FICAR ?
Hotel Føroyar
Esse hotel tem a melhor localização por estar na capital e quase no meio da ilha. É próximo de todos os restaurantes e é super charmoso com seu teto-verde tradicional nas ilhas. Foi projetado por arquitetos dinamarqueses famosos, Friis & Moltke. Diárias a partir de R$ 450
www.hotelforoyar.fo
ONDE COMER ?
Os restaurantes começam a servir às 18:30. Recomenda-se fazer reservas com pelo menos 1 dia de antecedência.
Barbara Fish house, em Tórshavn
Barbara é um restaurante muito aconchegante em uma casa antiga em Tórshavn. Eles servem deliciosos pratos e ainda têm a opção de menu degustação. Dica: peça o prato de Mulles, um dos melhores que já provamos ever!  Recomenda- se a reservar uma mesa com antecedência.
www.barbara.fo
Aarstova, em Tórshavn
Acreditamos ser o melhor restaurante para provar o cordeiro faroense.
Recomenda-se reservar uma mesa com antecedência também.
www.heimaihavn.fo
Koks
Sem dúvidas o restaurante mais gourmet da ilha. Mas lembre-se que o menu tão incrível acompanha um valor bem salgado para o bolso dos brasileiros. Recomenda-se reservar uma mesa com antecedência.
www.koks.fo

para mais informações  acessem

www.visitvagar.fo