Estradas do Chile | Parte II

- de Chaiten a Puerto Natales-
Confesso que Chaiten é uma cidade um pouco  triste por tudo que já passou.
O problema com a última erupção do vulcão  de maio de 2009 foi muito devastador. As casas foram abandonadas às pressas e roupas, eletrodomésticos, mercadorias a venda nos supermercados foram todos deixados para trás, sem remorsos … Muitos nem voltaram para pegar o que restou. Outros voltaram e não querem sair nunca mais.
Chaiten era a capital da Província de Palena.
Partimos de Chaiten rumo a Puerto Natales. Andamos mais de 2.000 km para chegar no extremo sul do Chile.
Logo no início, uma vista maravilhosa de um dos mais belos lagos da Patagônia: Lago Yelcho.
Paraiso para os amantes de pesca de mosca. Lá você vai encontrar um hotel com restaurante caso precise de uma parada.
Nesse trecho existe bem pouco  serviço na estrada. Fique atento a gasolina e outras coisas necessárias para sua viagem.
O rípio da Carretera Austral não está aquelas coisas … Muitos buracos causados pelas chuvas e muito mal conservada em alguns trechos, apesar de estarem constantemente trabalhando e melhorando a estrada. Existe um projeto de asfalta-la 100%. Portanto vocês podem ainda encontrar homens trabalhando na estrada.
 Vimos muitos carros baixos seguindo pela estrada sem maiores problemas. Em alguns trechos tivemos que passar quase que parando por conta de nossa casa rodante por ser muito baixa.
 
Passamos em Villa Santa Lúcia. Para quem não sabe houve um grande desastre  em dezembro de 2017. Uma avalanche de lama invadiu o vilarejo deixando mortos e desaparecidos. Uma tristeza para quem acompanhou todo o acidente. Nesse Pueblo você vai encontrar  mini mercados e uns 3 cafés se for precisar de uma parada nesse ponto da viagem. Mas nada de posto de gasolina ok.
 
Seguimos estrada passamos por mais alguns pueblos pequenos até chegar a Futaleufu, uma linda cidadezinha localizada na província de Palena. Esse é o destino preferido para esportes de aventura com raftitng e kayak. As cores do Rio Futaleufu são de azul turquesa claro do Caribe.
Essa cidade faz divisa com a Argentina de lá seguimos  em direção a Puerto Natales via Argentina.  Foram 2 noites na estrada com poucas paradas.
Foram 03 dias fulll de estrada, sendo 02 noites dormidas ao meio das pampas argentinas. 
Vimos o pôr do sol mais lindo e colorido já visto na estrada! Foi uma surpresa terminar nosso primeiro dia de viagem assim.
Atenção as fortes correntes de vento. Normalmente nas pampas, as rajadas são fortes. Por isso cuide-se ao estacionar em algum local um pouco mais protegido, para não ser pego de surpresa.
 Durante nosso trajeto o GPS mudou sozinho e acabamos indo até a costa do Atlântico, descendo pela estrada junto ao litoral.
Um erro que fez nos surpreender pela beleza do oceano que se mostrava `a nossa frente.  A estrada estava boa em alguns pontos e ruim em outros.
Encontramos vários pontos de coleta seletiva pela estrada e isso nós surpreendeu.
Nossa primeira noite dormimos na frente de um Bar-Museu,  bonitinho,  que encontramos por acaso na estrada. E na segunda noite, entre caminhões estacionados em um posto de gasoline na Argentina.
Fique de olho nas placas por conta de gasolina os postos são realmente longes. Uma vez, nós chegamos a abastecer  quase que no limite. Tínhamos apenas 20km no tanque.
 
Por toda a Estrada, vimos a paisagem mudar o visual algumas vezes. Retas sem fim, trechos remotos, ventos fortes e uma luz desenhando os volumes, ilustraram grande parte dessa primeira grande aventura realizada com segurança e muita atenção.
Nos deparamos apenas com um acidente, quase chegando no final do nosso percurso, ainda na Argentina, onde um carro capotou pois o motorista adormeceu dirigindo.
Então, cuidado, motoristas e viajantes, essas estradas ao mesmo tempo que são lindas, podem causar sonolência devido as grandes e remotas distâncias.
A estrada é linda, um vazio e uma imensidão que faz pararmos para respeitar tudo o que tinha ali ao nosso redor. 
 
Foram horas pela estrada, diversos guanacos atravessando a qualquer instante as cercas e a própria estrada.
Ainda estávamos em território argentino. Tínhamos nos programado para entrar pelo Paso Fronterizo Doroteia, localizado perto da cidade de Puerto Natales, que seria nosso destino final nesse trecho da viagem.
 
A dimensão do céu e os mais belos pores de sol já vistos antes. 
valeu a pena, lindo trajeto.
 

para mais informações  acessem

click aqui : CHILE TRAVEL