Estradas do Chile | Parte I

- de Santiago a Chaiten -
Depois de 45 dias na expectativa nosso trailer chegou no Chile, no porto de San Antonio. Nossa casa embarcou no porto de Baltimore nos EUA e viajou por mar aberto até chegar no Chile por cerca de 45 dias em mar aberto.
Contratamos uma empresa que cuidou de todo o trâmite pela importação. Desde a documentação alfandegárias bem como os documentos de circulação e adequações técnicas para hibilita-la a utilizer no Chile. A empresa ImpoChile localizada em Santiago foi nota 1.000 até o ultimo momento.
Ficamos alguns dias em Santiago, para esses ajustes finais como diferenças na voltagem, sistema de gás, dentre outros, e após alguns dias, ficou pronto para pegar sua primeira estrada na América do Sul. Fizemos também um reforço na suspensão de nossa Ford F150 para segurar a bronca das quase 4 toneladas do trailer.
Nosso objetivo era descer para o sul, então traçamos o primeiro trecho que seria Santiago a Chaiten.
Nossa ideia era chegar o quanto antes em nosso destino mas claro que tendo em consideração que estávamos viajando com um bebê e com um trailer de 11 metros em nossas costas.
Também queríamos curtir as diferenças de paisagens que iam do árido  para o temperado.
Partimos sem saber onde iríamos dormir e em qual cidade parar. Essa é uma das vantagens ao viajar com uma “casa rodante”.
 A estrada chilena é muito melhor do que imaginávamos, sem buracos, pista dupla, com tráfego normal e velocidade máxima de 120 km/h. Pegamos a conhecida Ruta 5, ou Panamericana. Ela cruza o Chile de norte a sul e é praticamente uma linha reta. O tráfego das estradas estava tranquilo. Os chilenos procuram dirigir sempre do lado direito, usando a pista esquerda somente para ultrapassagens.
Esse primeiro trecho seriam nossos 1.274km, por isso fomos bem tranquilos dirigindo e fazendo algumas paradas para o Benjamin não ficar entediado dentro do carro. Todas as vezes que ele fazia uma soneca dirigíamos sem parar. Os postos de gasolina são bem sinalizados com placas que indicam o posto a frente e quantos quilometros adiante terá um novo posto. A maioria dos postos é da rede COPEC, que tem um serviço e apoio excelente. Há redes de Petrobrás, Shell e alguns postos de marcas menores, mas a Copec domina o Chile de norte a sul.
Nos aconselharam a dormir nas redes Copec sendo um lugar seguro e com um serviço muito adequado para trailers e motorhomes. Nossa primeira noite na Ruta 5 foi em um posto da Copec, próximo a cidade de Talca. Como saímos tarde de Santiago, não alcançaríamos andar muito pela Estrada até o anoitecer.
Higiene, organização, qualidade e serviços melhores que no Brasil. Paramos nesse posto que foi ótimo! Tinha até duchas. No começo ficamos reciosos em tomar banho lá, mas quando vimos não acreditamos que os banheiros eram tão limpos e as duchas mais ainda. Foi realmente uma surpresa por 800 pesos (cerca de 1,20USD) cada tomamos banho de água quentinha. Nosso trailer tem banheiro com chuveiro  mas queríamos testar o serviço.
Como estávamos cansados, resolvemos comer no restaurante e também tivemos um ótimo serviço. Para o Benjamin foram frutas e um pouco de purê de batatas. Para adultos algumas opções variadas.
Acordamos e partimos logo após o café da manhã, em direção a Osorno. Nosso destino era um outro posto Copec, localizado em uma das entradas da cidade. Andamos cerca de 700 km nesse dia, e repeteco em tudo. Pois a proposta justamente era descer o quanto antes. Mais uma noite dormida ao meio dos caminhões.
Continuamos nosso caminho em direção a Ruta BIMODAL. Esse trecho é mixto, feito hora por balsas, e hora por estradas de pedras.
A navegação Hornopirén – Caleta Gonzalo são dois tramos a serem feitos:
O primeiro tramo: Caleta La Arena – Puelche. Caleta La Arena está localizado a 45 km de Puerto Montt, de onde saem as balsas para Caleta Puelche a cada 30 minutos. Para este percurso, não é necessária reserva prévia, no entanto, deve ser considerado que o embarque é feito por ordem de chegada. O pagamento pelo serviço é feito no navio. A viagem tem uma duração estimada de 45 minutos, durante a qual você pode descer do seu veículo e apreciar a paisagem dos espaços habilitados no barco para isso. A viagem marítima é feita atravessando o Estuário Reloncaví, uma viagem que oferece uma vista maravilhosa da costa florestal e da entrada para este belo fiorde chileno. Depois de desembarcar em Caleta Puelche, você deve percorrer 60 quilômetros de estrada para chegar a Hornopirén, onde sugerimos parar para dormir.
Nesse dia o mar não estava dos melhores, em um certo momento achamos que o trailer iria virar dentro do barco. Ondas fortes batiam e entrava um pouco de agua dentro do barco. Por nossa sorte a travessia pareceu ser menos que 45 minutos. Assim que atravessamos o céu mudou e um lindo por do sol estava acontecendo em nossa frente. Uma paisagem muito linda passava por nossas janelas, tentamos parar em alguns pontos mas sem sucesso. Nosso trailer mais o carro era muito grande para qualquer lugar sinalizado que apareceu em nossa frente. A estrada foi realmente linda.
Em Hornopirem decidimos que iriamos dormir já na fila para o barco. Chegamos umas 20:30 e achamos melhor já estar lá parados. No porto tem um lugar maravilhoso para se tomar um café da manhã (Café Faro) antes de embarcar na segunda balsa, e experimentar tortas deliciosas sem falar das empanadas. E se você for um amante de café vai encontrar uma grande variedade de etiquetas das mais distintas. Ele fica justo na rampa de acesso aos barcos.
Segundo tramo: Hornopirén – Caleta Gonzalo
Esta rota é feita combinando rotas marítimas e terrestres. Começando em Hornopirén, capital da comuna de Hualaihué e considerado o “Portão Norte da Carretera Austral”. A navegação entre Hornopirén e Caleta Gonzalo,  leva cerca de 5 horas de viagem, com paisagens deslumbrantes da flora nativas, de tempo em tempo uma cachoeira desce lá do alto ao encontro do mar. Dentro do ferry cadeiras confortáveis, uma cafeteria, televisão  e banheiros limpos. Nosso trailer ficou amarrado como os outros veículos grandes, por questão de segurança.
Finalmente, ao chegar a Caleta Gonzalo, a viagem por terra é retomada, viajando 60 quilômetros a caminho da cidade de Chaitén.
Esse trecho é necessário a compra antecipada dos ingressos através do site ou diretamente ou nos escritórios comerciais.
www.carretera-austral.net/wordpress/barcazas/hornopiren-caleta-gonzalo/
A estrada de pedras passa dentro do parque Pumallin, e é sempre uma surpresa fazer esse trajeto. A natureza é muito linda e virgem por lá. Não tem nenhum serviço quando se distancia do porto de chegada do barco então se você vai precisar de algo procure o café próximo a saída do porto.
Existe mais uma possibilidade de chegar a Chaiten via Puerto Montt com um barco que faz a travessia durante a noite pela Naviera Austral, e dura cerca de 9 horas.
www.navieraustral.cl
Quanto mais ao sul, mais longe ficam os postos de gasolina. Somente entrando nas cidadezinhas para conseguir um posto próximo. Dica fique de olho no mapa dos postos.
COMO IR ?
Santiago, capital do Chile, recebe vôos diários de diversas companhias aéreas mundiais. Latam é a companhia local.
www.latam.com
QUANDO IR ?
Esse trecho é tranquilo realizar durante todo o ano. Mais ao sul da Patagônia, o inverno mais rigoroso e possibilidades de gelo na estrada faz com que o número de visitantes seja bem mais reduzido. Vale lembrar que na América do Sul, inverno ocorre entre junho e agosto e verão entre dezembro e fevereiro.
ONDE FICAR ?
SANTIAGO
Se você procura um hotel boutique, nossa sugestão é o charmoso Le Réve, localizado no bairro de Providencia.
www.lerevehotel.cl
Se quer um hotel de passagem, bem localizado e com um bom custo benefício, pode procurar o Atton Hotel de Vitacura.
Atton Vitacuira
ONDE COMER ?
Santiago é uma cidade cosmopolita e com ótimos restaurantes internacionais.
Nossa dica fica ir ao Baco, cozinha contemporânea excelente, carta de vinhos bem seleta.

BACO

Borago, um restaurante dos mais premiados da América do Sul, conta com uma experiência gastronômica com pratos criados pelo chef Rodolfo, trazendo cultura local para cada uma de suas criações.

BORAGO

para mais informações  acessem

click aqui : CHILE TRAVEL